Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

As melhores Universidades - Ranking da da Times Higher Education

, Como era esperado, o EUA ganhou a primeira posição no Ranking Mundial de Universidades 2010-11 da Times Higher Education, compondo 15 das 20 melhores Universidades do mundo. Encabeçando a lista está a Universidade de Havard. 

Em relação as Universidades da América Latina a USP foi a primeira colocada, ocupando a 232ª posição no ranking geral. A UNICAMP não ficou muito atrás, ocupando a  248ª e mostrando a força dessas duas universidades no cenário acadêmico mundial.


Os critérios levados em conta nesta pesquisa são: Citações (32,5%), Ensino (30%), Investigação (30%), Internacionalização (5%) e Inovação (2,5%). Isto mostra que a Universidade é encarada principalmente como um ambiente de pesquisa.

Para aqueles que vão ingressar em Universidades como alunos, cujo objetivo é se preparar para o mercado de trabalho, só resta esperar que o meio acadêmico veja a importância do ensino, da transferência de tecnologia para sociedade e prepare melhor para o mercado. Espera-se uma Universidade que dê para o Ensino a mesma importância que da para a Pesquisa e para Extensão, equilibrando os 3 pilares que seguem.


Para ver mais Universidades do Ranking e ver um mapa de onde estão as melhores Universidades, acessem o portal da Folha.


Projeto dá 20 anos de isenção de impostos a empresa que não poluir

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6729/10, do deputado Indio da Costa (DEM-RJ), que pretende incentivar o setor produtivo a adotar processos ambientalmente adequados. Para tanto, a proposta isenta dos tributos federais, de imediato, e por 20 anos, as empresas que os adotarem.

Pelo projeto, 20% dos tributos economizados pelas empresas serão utilizados, pela própria empresa, para conscientizar seus funcionários e familiares, comunidades do entorno, ou ainda alunos de escolas públicas, ensinando como produzir de forma sustentável para a economia verde, "sem comprometer o meio ambiente para gerações futuras". Após os 20 anos de isenção, a cobrança dos tributos será feita progressivamente.

Tarefa gigantesca

Segundo o deputado, fazer com que industriais, comerciantes e consumidores se conscientizem da urgência dessas ações é uma tarefa gigantesca. "Os legisladores devem estar à frente desta questão criando leis que imponham novas formas de produção", receita.

O projeto, destaca Indio da Costa, incentiva a indústria e o comércio a adotarem processos limpos em sua produção e descarte. "As mudanças climáticas e o aquecimento global são uma realidade que não pode aguardar longas discussões; vários estados brasileiros já sofrem os efeitos, como deslizamentos, chuvas violentas e inundações que afetam grandes centros populacionais", alerta. Segundo o deputado, a aprovação da proposta é, portanto, de indubitável urgência.

"O modelo industrial baseado no consumo de combustíveis fósseis, inicialmente carvão e posteriormente derivados de petróleo, se expandiu e se consolidou no mundo e no Brasil nos últimos cem anos", lembra o parlamentar. Ele sublinha que esse modelo resultou em bilhões de toneladas de resíduos e emissões, principalmente as de dióxido de carbono, que, acrescidas das emissões de metano e outro gases, acabaram por "colocar em cheque o próprio modelo, o planeta e a civilização".

Tramitação

Sujeito a análise em caráter conclusivo, o projeto foi  apensado ao PL 3470/08, do deputado Dr. Talmir (PV-SP), que institui o Programa Empresa Consciente, com dedução do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) de gastos com projetos ecológicos, e já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. As propostas ainda serão analisadas pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Braskem inaugura sua primeira fábrica de eteno a partir de etanol

A Braskem inaugurou no dia 24 de setembro, em Triunfo (RS), sua primeira fábrica produtora de eteno feito a partir de etanol de cana-de-açúcar com tecnologia desenvolvida pela empresa; e já anunciou que estuda implantar empreendimentos semelhantes no exterior. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na inauguração. A fábrica vai produzir 200 mil toneladas de eteno "verde" por ano. As obras se iniciaram em abril de 2009 e terminaram em agosto de 2010. A planta já está operando com capacidade plena e entregará o polietileno, feito a partir do eteno, a partir de outubro. Cerca de 75% da produção já está contratada, sendo que em torno de 85% desse volume será destinado às exportações. Em vez do petróleo usado no processo tradicional, a empresa desenvolveu tecnologia para usar o etanol produzido de cana-de-açúcar. O álcool é transformado em eteno, e este em polietileno, plástico usado em sacolas de supermercados, frascos de produtos de higiene e beleza, embalagens de alimentos, entre outros produtos. 


    Segundo Bernardo Gradin, presidente da Braskem, a companhia estuda a possibilidade de uma nova fábrica no Brasil e negocia projetos semelhantes em outros quatro países, na Europa, América e Ásia. O executivo explicou que as unidades poderão ser construídas no exterior mesmo que a matéria-prima de abastecimento, o etanol, seja fornecido pelo Brasil. A Braskem investiu R$ 500 milhões no projeto, com recursos próprios e empréstimos. Gradin disse ainda que a demanda pelo produto já supera três vezes a capacidade da planta. Entre os clientes do plástico verde citados pela fabricante estão empresas como a Tetra Pak, Shiseido, Natura, Acinplas, Johnson & Johnson e Procter & Gamble. Por enquanto, a unidade será abastecida por 462 milhões de litros de etanol por ano adquiridos em São Paulo, Minas Gerais e Paraná e transportados por navios, trens e caminhões ao Rio Grande do Sul. O estado gaúcho não planta cana-de-açúcar e foi alvo de polêmica na elaboração do zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar, feito pela Embrapa e concluído em 2009, pois os estudos inicialmente identificaram o Estado como inadequado, principalmente por causa do clima mais frio, não favorável ao cultivo.

    Na versão final, o RS acabou tendo áreas consideradas aptas pelo zoneamento. A decisão do zoneamento é importante porque os órgãos financiadores públicos não podem emprestar recursos e o governo não pode subsidiar produtores instalados em áreas consideradas não aptas ao cultivo. Pesquisadores estão desenvolvendo variedades adaptadas ao solo e clima gaúchos.


sábado, 18 de setembro de 2010

Tecido em Spray

Algumas invenções podem revolucionar o mundo e gerar novos hábitos. Pode ser o caso, no futuro, da nova tecnologia desenvolvida em Londres, pelo estilista e pesquisador Manuel Torres, juntamente com um professor do Imperial College de Londres, Paul Luckham. Trata-se de um aerosol que ao ser borrifado na pele seca instantaneamente, formando uma espécie de tecido, possibilitando a criação de uma roupa sem costuras que pode ser lavada e vestida novamente.

Aplicação de tecido em Spray em modelo

O novo material é uma junção de pequenas fibras de tecido (lã, linho ou acrílico) com polímeros e um solvente que permite que ele seja aplicado na forma líquida. Após a aplicação, que pode ser feita com lata de aerossol ou um spray de alta pressão, o solvente se evapora. A textura pode ser alterada de acordo com o tipo de fibra usada e dependendo da forma de aplicação.

As aplicações para esta nova tecnologia não estão só no mundo da moda. Com este tipo de material e método seria possível se vestir através de um spray em 5 min, sem a necessidade de carregar malas quando fosse viajar. Pode-se ainda aplicar a tecnologia na produção de curativos em aerosol, muito útil principalmente para tratamentos de queimaduras, aplicação de remédios, estofados, dentre muitas outras aplicações que se possa pensar.

Veja a reportagem e um vídeo sobre o spray desenvolvido no site da BBC Brasil para maiores informações acerca da nova tecnologia.


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tabelas Dinâmicas - Excel

O Excel é uma poderosa e importante ferramenta para todos os profissionais, não sendo diferente para  o profissional e estudante de Engenharia Química. Vendo sua importância o Entropia Livre trará periodicamente tutoriais desse software. Confira! 

Vamos começar falando de Tabelas Dinâmicas, como o próprio nome diz, trata-se de uma tabela interativa que resume uma grande quantidade de dados rapidamente ou  os combina de diferentes tabelas. Permitindo rápidas análises e comparações entre diferentes variáveis.

Para construir uma tabela dinâmica que permita um resumo de seus dados é necessário: 

1° - Ter uma planilha de dados ou base de dados

2° - Abrir o assistente de  tabela dinâmica
       Excel 97-2003 : Dados > Relatório de tabela e gráfico dinâmicos...
       Excel 2007: Inserir > Tabela dinâmica

- Indicar a origem de dados, podendo ser uma tabela do próprio excel ou uma base de dados externa. Indicar  também o local onde se deseja criar a tabela dinâmica, podendo ser em uma nova planilha ou em uma já existente. Se for o último caso deve-se indicar a célula onde a tabela se iniciará.

- Definir o layout da tabela, alocando os rótulos aos quadrantes. Irá aparecer uma lista das váriáveis na forma de botões arrastáveis, os quais devem ser soltos nos quadrantes dependendo de sua função, como pode ser visto na imagem. Os rótulos das váriáveis que aparecem são provenientes da 1ª linha da tabela de dados original.

Quadrantes:
Coluna: neste quadrante deve-se colocar os rótulos das variáveis que você quer ver separados em colunas distintas.

Linha : neste quadrante deve-se colocar os rótulos das variáveis que você quer ver separados em linhas distintas. Por exemplo, se colocar o rótulo 'IDADE' da nossa planilha exemplo, irá aparecer uma lista de todas as idades do documento.

Dados ou Valores : O rótulo que for colocado aqui irá  retornar o somatório (ou outra função pré-configurada) dos dados que possuem as  características estabelecidas. Ex. se eu colocar o rótulo "idade" no quadrante 'LINHA' e coloca-lo também no quadrante 'DADOS', ira retornar quantas pessoas possuem, separadamente, cada idade que aparece na planilha original. Podendo subdividir esta contagem colocando ainda o rótulo "sexo" no quadrante 'COLUNA', assim irá exibir, quantas pessoas que tem aquela idade são homens e quantas são mulheres.

Página ou Filtro de Relatório : Permite inserir um filtro global na tabela, restringindo a busca dos outros quadrantes a apenas dados que satisfaçam o critério que estiver neste filtro.

5° - Confirmar e gerar a tabela. Ao terminar de configurar sua tabela dinâmica, confirme clicando em Ok e ela aparecerá.


6° - Gerar listas de interesse e outras funcionalidades. As tabelas dinâmicas vão além de fazer inúmeros filtros cruzados e resumir valores. Pode-se obter listas parciais apenas dos dados de intesse clicando no contagem de interesse. Para alterar a tabela, basta clicar com o botão direito do mouse e chamar o assistente novamente.


Este foi um rápido tutorial e não contemplou todas as funções desse tipo de tabelas. Mas acredito que seja o suficiente para começar um trabalho utilizando este recurso. Deixem comentários de dicas! 


Até a próxima...

Referências de estudo:

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Você sabe o que é RSS e o que faz o Google Reader?

O RSS (Really Simple Syndication) é uma teconologia da web que permite ao usuário cadastrar um site, blog ou fonte de notícias (feed) para receber as atualizações a cada vez que uma nova postagem ou novo conteúdo é adicionado.
Um exemplo de serviço da web que permite ao internauta ler todas as atualizações de sites ou blogs de interesse no mesmo lugar de uma única vez é o Google Reader. Basta ter uma conta no Google, entrar no google reader e cadastrar os "feeds" de interesse.

Por exemplo, o blog Entropia Livre possui uma fonte RSS que pode ser cadastrada no Google Reader. Basta clicar no simbolo do box "Receba o RSS" no lado esquerdo desta página, pegar o link fonte de RSS (http://feeds.feedburner.com/EntropiaLivre) e inscreve-lo em "adicionar inscrição" na página do Google Reader.

Assim, basta navegar, selecionar os  melhores blogs e sites e sempre acompanhar suas atualizações pelo Google! Acompanhe o Entropia Livre e receba todas as novidades e dicas para estudantes e profissionais de Engenharia Química!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O que é "Triple Bottom Line"

Muito se fala sobre sustentabilidade e responsabilidade socio-ambiental, mas muito do que ouvimos ou lemos nas mídias são definições imprecisas desses importantes conceitos que vem sendo empregados cada vez com maior importância nas estratégias das empresas.

Irei postar uma série de conceitos sobre estes assuntos, afim de mostrar que ser "ecochato" é uma necessidade atual das indústrias e de todos cidadãos .

Vamos começar com o importante conceito do "Triple Bottom Line". Conceito que resume o tripé da sustentabilidade, segundo o qual, para ser bem-sucedida no longo prazo, a empresa deve buscar o equilíbrio nos desempenhos econômico, social e ambiental. Este conceito orienta o planejamento e as decisões tomadas, mostrando a importância de se conhecer, estudar e acima de tudo pensar de forma sustentável.

O "Triple Bottom Line" tem como base a empresa ser Economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correto. Dessa forma, muitas empresas tem apresentado o balanço dos seus resultados anuais baseados nestes 3 pilares, mostrando que o mercado tem mudado. Pensar em sustentabilidade agora é obrigação para quem quer manter seus clientes, uma vez que estes estão cada vez mais exigêntes em relação as ações das empresas das quais compram.

É importante acrescentar que Sustentabilidade não é propaganda e principalmente, não é filantropia. É uma maneira de gestão de negócios.

Na onda das mudanças do mercado e do mundo, novos conceitos vem surgindo e em breve o Entropia Livre trará novas definições sobre o novo paradigma da Indústria.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Inglês: uma exigência da vida profissional

Quando chegamos ao final do curso de Engenharia, a maioria, para não dizer todos, sai em busca de estágios para poder finalmente ingressar na carreira profissional. Alguns irão para a área na qual vão se formar, exercendo cargos de Engenharia, outros seguirão caminhos mais administrativos ou gerenciais. 

Começa, então, a incansável busca de um estágio. Em meio a envios de currículo, provas on-line, dinâmicas e entrevistas, surge para muitos uma imensa barreira: O Inglês.  Esta importante língua, negligenciada por alguns durante anos se torna o maior obstáculo para a vaga desejada, se tornando questão de honra aprende-la do dia para noite para conseguir entrar na empresa que mais agrada.

Lamento dizer, mas não irá aprender a língua do dia para noite. Na realidade só conseguirá aprender de verdade através de uma experiência no exterior, praticando a língua no dia a dia. Mas antes que se desespere, ainda há uma solução: estudar, estudar muito!

Existem boas escolas e material disponivel na internet, podendo ainda conversar com outras pessoas em inglês. Deixo como dica dois sites muito interessantes. Um é o Livemocha, um rede social da web, no qual o usuário atua como professor da língua que é nativa e aprende os idiomas que estiver interessado através de cursos gratuitos ou pagos, ou ainda interagindo com outros usuários cujo idioma nativo seja inglês. Para iniciar um perfil no Livemocha basta entrar no site e se cadastrar gratuitamente.

Outro link muito interessante é uma área do site da BBC do Brasil, focada para o ensino de inglês, lá estão disponíveis cursos on-line e gratuitos para aprender inglês voltado a viagens, entrevistas de empregos e negócios, assim como diversos textos para leitura.

Então, corra atrás! E não deixe a barreira do inglês impedir você de realizar seu sonho.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Medidas para contenção do vazamento de óleo do desastre no golfo do México

Nova operação contra vazamento de óleo começará em breve, dizem EUA

Recursos para as áreas afetadas devem triplicar, informou Casa Branca. Veja como funcionará a nova técnica para conter desastre ambiental.

A quantidade de óleo e gás que vaza do poço de petróleo no Golfo do México poderá aumentar em até 20% com o novo esforço que será feito para contê-lo, informou neste domingo (30) a Casa Branca.

O presidente Barack Obama discutiu com membros do governo as técnicas da British Petroleum (BP) para colocar máquinas no local onde a tubulação danificada será cortada. Um anel de contenção deve ser instalado e uma nova tubulação levará a maioria do óleo que sai para um navio-tanque.

"De acordo com a BP, o corte da tubulação começará na segunda ou terça-feira", disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em uma declaração oficial.

O comandante da Guarda Costeira dos EUA, Thad Allen, disse que, conforme indicação de Obama, os recursos direcionados para a área afetada irão triplicar.

A BP alertou que o novo procedimento de contenção pode levar de quatro a sete dias, e mesmo assim seu sucesso não é garantido. Uma solução mais confiável, um poço de alívio já sendo perfurado, só será finalizada no início de agosto.

Isso significa que o óleo continua a vazar diariamente nas águas do golfo, alimentando uma enorme mancha fragmentada que já poluiu manguezais ricos em vida selvagem e pesca na Louisiana.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

COBEQ 2010 - XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

O Congresso Brasileiro de Engenharia Química  (COBEQ) ocorrerá  de 19 a 22 de Setembro de 2010 em Foz do Iguaçu. O evento  é realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ) a cada 2 anos. É o principal congresso promovido pela ABEQ, constituindo-se no fórum nacional mais importante para o encontro dos diversos profissionais que atuam em Engenharia Química, tanto aqueles que se dedicam ao ensino e à pesquisa nas universidades, como aqueles que desenvolvem atividades profissionais na área industrial.

XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química – COBEQ 2010 terá uma organização conjunta entre o Departamento de Engenharia Química da UEM e Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP. Neste Evento será realizado simultaneamente o 8 º Encontro Brasileiro de Adsorção – EBA2010 e o V Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada – V CBTermo.

Os Congressos acontecerão no Rafain Palace Hotel & Convention Center. É um hotel agradável e com excelente estrutura para congressos, convenções e outros tipos de eventos.

Acesse o site do Evento para maiores informações: COBEQ 2010
FONTE: COBEQ 2010

domingo, 23 de maio de 2010

Comemore seus sucessos, todos eles

Frase traduzida pelo Blog de Empreendedorismo Saia do Lugar, extraída do blog Toilet Paper Entrepreneur, escrita por Mike Michalowicz.

Eu ainda não alcancei o topo do meu sucesso. Quer dizer, eu não sei se alcancei. Você também não sabe se já teve seu melhor momento de todos os tempos.

Momentos de sucesso acontecem o tempo todo, mas só olhando para trás que poderemos escolher os melhores. Para complicar ainda mais, coisas que pareciam insignificantes se tornam muito significantes com o passar tempo. E vice-versa.

Pensando de forma lógica, apenas no seu leito de morte você saberá dizer qual foi seu maior sucesso. E seria muito triste esperar pelo último suspiro para reconhecer esse momento.

Portanto eu digo “dane-se!”, não espere para saber. Ao invés disso, comemore todos os momentos.

Talvez o fato de você ter começado um novo serviço hoje seja um ótimo investimento daqui a 10 anos. Ou talvez aquele cliente novo que chegou vai te trazer milhões amanhã. Quem sabe?

Portanto, o segredo é celebrar todos os sucessos, todo dia. Grande, pequeno ou indiferente, comemore-o! Um deles terá sido o maior de todos e você o terá aproveitado. Além do mais, comemorar sucessos de qualquer tamanho é simplesmente divertido.

Funcionamento de uma Plataforma de Petróleo

Para aqueles que pretendem trabalhar com petróleo ou querem conhecer mais sobre a exploração desse importante recurso energético, vale a pena ver esses dois videos que fazem parte de um documentário sobre o funcionamento de plataformas de petróleo de Petrobrás.

Parte 1


Parte 2

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nova tecnologia para produção de lentes

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas , desenvolveram uma forma de fabricar lentes mais baratas pra óculos e em dez minutos.

Dona Ozilda tem problemas de visão e sofre com isso desde criança. “Tontura, dor de cabeça, vertigem e muito mal-estar”, contou. Ela precisa trocar as lentes dos óculos, mas está preocupada porque o preço está acima do orçamento da família.

“Ficou muito caro, em R$ 600, para mim não dá. Não tem condições”, disse.

Um dos itens que compõem o preço das lentes é a tecnologia para a fabricação delas que vem de outros países. Agora a Universidade de Campinas desenvolveu um produto nacional, elaborado com material de baixo custo e, segundo os pesquisadores, tão bom quanto as lentes comerciais.

Foram dez anos de estudo para o desenvolvimento da resina. No laboratório da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, os pesquisadores injetam o líquido em um molde de vidro, depois o transferem para um reator. A irradiação de luzes ultravioleta transforma o material líquido em sólido e em menos de 10 minutos a lente está pronta. O sistema de fabricação é considerado tão simples que pode ser transportado com muita facilidade.

“Pode ser levado para cidades distantes, comunidades carentes, pode ser levada de barco à Amazônia”, explicou professor da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, Edson Bittencourt.

Os cientistas agora buscam apoio para desenvolver a resina em larga escala e torná-la acessível às comunidades de baixa renda.

“Vai ajudar a gente que precisa. Agora eu vou trocar meu óculos”, disse Ozilda.

FONTE: Jornal nacional

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Chip de papel identifica doenças e custa só R$ 0,01

George Whitesides, químico da Universidade de Harvard, criou o protótipo de um chip feito de papel que poderá ajudar a diagnosticar Aids, malária, tuberculose e outras doenças por apenas R$ 0,01, revelou nesta quinta-feira (25) a rede de TV CNN.

Uma gota de sangue pingada em um lado do chip resulta em uma imagem colorida na forma de uma árvore que revela aos médicos se a pessoa tem alguma doença.

Uma tinta à prova d’água usada em gibis ajuda a direcionar o sangue para que forme o padrão em árvore – para isso, várias camadas de papel tratado reagem com o sangue, criando cores reveladoras.

Whitesides disse que as cores também identificam a gravidade de uma doença. E que o chip pode se tornar uma ferramenta barata de diagnósticos para países em desenvolvimento, que costumam ter falta de médicos e de clínicas.

Pacientes na África e na Ásia poderão tirar fotos do resultado de seus diagnósticos com o celular – aparelho que já se tornou popular até nas regiões mais pobres do mundo.

Depois, é só enviá-las para centros médicos para diagnósticos mais precisos.
 FONTE: R7

No Brasil, um pesquisador pretende estudar usos da tecnologia e fazer um estudo aplicado no Nordeste, entenda mais dessa promissora tecnologia acessando a Agencia USP de Notícias.

Humor - Quando nada da certo...

Balanço da Insdústria Química - Março/2010

O site da ABIQUIM - Associação Brasileira da Indústria Química, fornece balanços mensais e anuais sobre o mercado de produtos Químicos e relacinados a EQ. para quem quer conhecer as Cifras que giram em torno dessa poderosa indústria, fica a dica.

Em março, Brasil importou mais de US$ 3 bilhões em produtos químicos
 
As importações brasileiras de produtos químicos atingiram o recorde de US$ 3 bilhões em março, o que representa crescimento de 44,5% em relação a fevereiro e de 67% ante o mesmo mês de 2009. As compras de vacinas contra a gripe H1N1 explicam boa parte desse aumento. As importações de medicamentos para uso humano em março deram um salto de 130,6%, chegando a US$ 827,5 milhões (as vacinas contra a gripe responderam por 44,5% desse valor). De janeiro a março, as compras externas de produtos químicos somaram cerca de US$ 7,3 bilhões, valor 37,5% superior ao do primeiro trimestre do ano passado.
 
Em março, as exportações de produtos químicos, de US$ 1,1 bilhão, cresceram 24,7% ante fevereiro e 35,1% em relação ao mesmo mês de 2009. No acumulado de janeiro a março, as vendas externas alcançaram US$ 3 bilhões, com aumento de 43% na comparação com igual período do ano passado. O déficit na balança comercial de produtos químicos ficou próximo a US$ 4,3 bilhões no primeiro trimestre.
  
Os produtos mais importados no trimestre foram os medicamentos para uso humano (US$ 1,5 bilhão), os intermediários para fertilizantes (US$ 783,9 milhões) e as resinas termoplásticas (US$ 691,5 milhões). As resinas termoplásticas, com vendas de US$ 409 milhões no trimestre, 15,4% mais do que em igual período do ano passado, mantiveram-se como o principal item da pauta de exportações químicas do País. As vendas externas de petroquímicos básicos somaram US$ 212,4 milhões, com crescimento de 217,7%, e as de aditivos de uso industrial alcançaram US$ 201,2 milhões, com aumento de 21,6%, na mesma comparação.
 
FONTE:
SP, 15/04/10
Luiz Carlos de Medeiros (MTb 12.293)
Comunicação Abiquim

terça-feira, 20 de abril de 2010

Aprenda a Fazer - Video sobre Cerveja Caseira

Para complementar o post que ensinava preparar cerveja caseira, estou postando uma excelente reportagem do "programa em movimento", explicando e ensinando resumidamente a essencia do negócio. Para quem quiser conhecer mais, visite o site da ACERVA - Associação dos Cervejeiros Artesanais Paulista.

Equação de Sucesso

Visitar blogs e sites legais tem sido uma boa experiência. Nessas idas e vindas me deparei com um ótimo Blog de empreendedorismo o Saia do Lugar. Lá encontrei este pensamento extraído do  blog Seth Godin’s Blog e traduzido pela equipe do Saia do Lugar.

A matemática é mágica: você pode acumular muitas falhas e ainda assim continuar jogando, mas você só precisa de um sucesso supimpa para construir uma carreira.
 
O assassino é a palavra denominada ‘comodismo’.  Se você passar os seus dias evitando falhas, pensando somente em criticas, você nunca terá uma chance de sucesso. Evitar desafios o impedirá de encontrar aquilo que você realmente procura.
  
 Infelizmente ainda vendemos, trabalhamos, nos conectamos e criamos como se somente uma falha fosse causar o nosso fim.

Modelagem e Simulação - Projeto ALSOC

Uma importante classe de Softwares utilizados na Engenharia Química são os de modelagem e simulação de processos. Esses programas estão a cada dia adquirindo uma importância maior, sendo utilizados para redução de despesas (relação custo – tempo), estudos de processos complexos e dinâmicos (envolvendo diversos reciclos de massa e energia), construção de protótipos virtuais e principalmente para otimização de processos.

Na indústria Brasileira o uso desses simuladores ainda é limitado, embora tenha havido um grande crescimento nos últimos anos. Esse interesse decorre da intenção do setor químico de reduzir as emissões de poluentes, aumentar o controle de qualidade de seus produtos, estudar os riscos associados à operação da planta, dentre outros vantagens do uso dessa tecnologia. A resistência ao uso desses programas ocorre devido às caríssimas licenças anuais dos softwares comerciais, falta de treinamento e de profissionais qualificados e uma grande heterogeneidade entre os pacotes comerciais.
Esse tipo de software já é estudado a mais de 50 anos, tendo como principal representante o software ASPEN , resultado de um projeto iniciado nos anos 80 no MIT.


Podemos dividir em dois grandes tipos de simuladores: modulares e baseado em equações. Os modulares são os mais utilizados atualmente, os quais as vezes não possuem as rotinas de cálculo acessíveis, porém a uma tendência aos simuladores baseados em equações ganharem mercado, devido a maior flexibilidade de projeto e estudo, permitindo que se amplie o conjunto de modelos e equações que descrevem os fenômenos físico-químicos, além de possibilitar a resolução de sistemas complexos envolvendo uma grande quantidade de equações.


A parte de modelagem costuma ser realizada utilizando softwares matemáticos como MatLab, Octave, dentre outros. Tendo em vista um software que possibilitasse modelagem e simulação e fosse acessível economicamente, Rafael de Pelegrini Soares , da UFRGS iniciou em 2001 o projeto de um software de nome EMSO (Environment for Modeling Simulation and Optimization). O programa, escrito em C++, possui uma linguagem de modelagem baseada em equações muito intuitiva. Em 2005 começou o Projeto ALSOC, objetivando o aprimoramento do software através da contribuição de diversos usuários.

EMSO é um software muito interessante para estudos acadêmicos e possibilita a modelagem de processos juntamente com sua simulação. O grande diferencial é o programa ser de uso gratuito, sem a necessidade de compra de licença. Seu desenvolvimento é rápido e pode ser uma grande ferramenta em um futuro muito próximo, dependendo da ajuda e das opiniões dos usuários. Juntamente com o EMSO pode ser baixado o VTHERM, um aplicativo que permite a determinação de propriedades termodinâmicas e da matéria.
Vale a pena conferir este programa e realizar estudos acadêmicos de modelagem e predição de propriedades. Pode ser uma boa alternativa ao iniciante em ASPEN para conhecer o mundo dos simuladores e modeladores. O programa pode ser baixado no site do projeto ALSOC. . Basta informar o email e realizar o download.

domingo, 18 de abril de 2010

Fusão Shell-Cosan muda estratégia da Petrobras.


Notícia postada no Blog Ethanol Brasil
      
Diante da ofensiva de empresas estrangeiras como a anglo-holandesa Shell no mercado brasileiro de etanol, a Petrobras Biocombustível (PBio) vai dar uma guinada na estratégia de negócios a partir deste ano, com maior agressividade na política de aquisições.

Uma fonte da companhia, subsidiária da Petrobras para etanol e biodiesel, afirma que a estratégia de crescer por meio da construção de novas usinas foi deixada em segundo plano.

"A chegada de uma grande concorrente, e já na liderança, está nos levando a focar as aquisições", diz a fonte, um alto executivo da PBio que prefere não se identificar.

A Shell e a Cosan fecharam em janeiro parceria por meio da qual vão transferir para uma nova companhia seus ativos de produção de etanol e açúcar e de distribuição de combustíveis no país.

O negócio incomodou a Petrobras. Na semana passada em São Paulo, o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli deixou claro que vai disputar espaço no setor com a construção e a aquisição de empresas.

Guinada

O anúncio fez a PBio mudar de estratégia por vários motivos. Basicamente, a empresa entende que precisa crescer rápido e tomando oportunidades de grandes concorrentes do setor de petróleo, que começam a entrar no etanol.

Além da Shell e da Petrobras, a British Petroleum (BP) também está presente na produção de álcool no Brasil, com 50% da Tropical Bioenergia.

Era das petroleiras

No mercado de açúcar e álcool, fala-se na "era das petroleiras", com a expectativa de que novos investimentos cheguem ao setor. "Os biocombustíveis estão para as petroleiras como a ala das baianas está para as escolas de samba: não tem nada a ver com o enredo, mas quem não investir perde pontos", compara o diretor do Itaú BBA, Alexandre Figliolino. O executivo trabalha com fusões e aquisições de usinas.

Diante dessas perspectivas, as aquisições permitirão à PBio um crescimento mais rápido do que a construção de novas usinas, que leva no mínimo dois anos. É muito tempo, considerando a diferença entre as participações que Petrobras e Shell detêm no setor.

O único ativo da Petrobras em etanol é 40% na usina Total, de Bambuí (MG), pelo qual a estatal pagou R$ 150 milhões em dezembro de 2009. A Total tem capacidade de produzir 100 milhões de litros de álcool por ano, e crescerá para 200 milhões com os recursos da PBio.

Já a Shell ficará com uma participação de 50% das usinas da Cosan, que produzem 2 bilhões de litros de etanol por ano.

Mercado externo

Além disso, a fusão Cosan-Shell também afeta diretamente a estratégia de crescimento orgânico da Petrobras Biocombustível. Isso porque o plano de negócios prevê que o foco da estatal nas aquisições de usinas é o mercado interno.

Já a construção de novos projetos estaria voltada ao mercado externo, em sociedade com tradings e compradores internacionais.

Mas a força da rede de distribuição de combustíveis da Shell no mundo dá à joint venture com a Cosan uma capacidade imbatível de desenvolver mercados mundiais de etanol. Ficar esperando por parceiros para construir usinas perdeu o sentido, segundo a fonte da PBio.

FONTE: Brasil Econômico

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Softwares usados em Engenharia Química


No dia-a-dia do engenheiro químico o computador é uma ferramenta essencial, porém muitas vezes essa importância não é mostrada na Faculdade.

A começar pelo melhor amigo de todos os estudantes e profissionais de EQ: O Excel. Um comum programa que é muito utilizado e que ajuda muito na hora de organizar um experimento, analisar dados, fazer tabelas dinâmicas, realizar contas e resolver funções utilizando o solver, além de muitas outras utilizações. Este é um software comum, mas que poucos conhecem seu poder.

Softwares mais específicos da profissão são os de projeto de equipamentos, que possuem em sua estrutura correlações, equações e métodos matemáticos para automatizar cálculos e realizar operações matemáticas complexas que envolvem o projeto de equipamentos de operações unitárias.

Os simuladores de processos por sua vez, auxiliam o Engenheiro Químico a projetar o processo e a planta industrial. Estes programas possuem a capacidade de construir diagramas de processo e instrumentação, os quais podem ser dinâmicos, realizando balanços de massa e energia, além de serem configurados para receber sinais da planta e mostrar o valor das variáveis de processo em tempo real, assim como, enviar comandos de atuação para modificar estas variáveis. Chama-se este tipo de projeto de “Sistema Supervisório”, estando presente em todo e qualquer processo real da indústria. Para fins acadêmicos obtém-se um sistema dinâmico deste tipo utilizando um programa que simula as entradas de dados dos instrumentos. Exemplos de simuladores são o ASCEND, Aspen Plus, CFX, Design II, Dymola, EMSO, Hysys, Petro-SIM, Pro II, SysCAD, DWSim, dentre outros.

Essas são apenas algumas das principais aplicações de softwares na engenharia química, mas existem muitas outras importantes, como a de programas utilizados para o cálculo de propriedades termodinâmicas de sistemas complexos, softwares de desenho (AutoCad, SolidWorks, etc) , estatísticos e tratamento de dados (Origin, Statistica, etc), matemáticos ( MatLab, Octave, Mathematica, etc). Enfim, existe uma infinidade de programas e aplicações, dessa forma, cabe ao engenheiro escolher o melhor pacote de ferramentas que se adapte ao trabalho desejado e ao seu gosto.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Variedades - Video clip em Excel

Fuçando em antigos posts em outros blogs me deparei com algo incrivel, pelo menos achei muito interessante e criativa essa idéia. Sei que o objetivo desse blog é falar sobre engenharia química, estou devendo post de EQ, mas como esse assunto esta relacionado com tecnologia e com um programa que todo engenheir químico conhece bem , o Excel, vai a dica.
O AC/DC lançou em 2008, pelo menos era essa a data do post que eu encontrei, um video clip pra ser visualizado em Excel. Não sabia desta capacidade do excel, realmente impressionante . A idéia era para os fans que estivessem entediados no trabalho assistirem o videoclip! Realmente Genial!

Para ver o clipe direto no Excel é preciso baixar o arquivo no site da banda.


CQC - Proteste Já! - TV desviada em Barueri

Este é um blog de Engenharia Química! Mas vou começar o mês de Abril postando sobre esta reportagem do CQC, que mostra o absurdo que ocorre todos os dias, pessoas que corrompem e degrinem a imagem do Brasil. Acredito que como blog de engenharia tenha o papel de mostrar vários aspectos da profissão e do profissional como membro da sociedade, assim, como sociedade não podemos permitir coisas desse tipo e devemos estar sempre vigilantes!!!!

Parabéns CQC pela reportagem! Com certeza o melhor "Proteste Já". Parabéns Rafinha Bastos e Danilo Gentilli, sem medo de mostrar as maças podres desse país, só desse jeito vamos muda-lo!

                                    

Esta é a primeria parte da reportagem que está disponível no youtube,  os links das próximas partes estão logo abaixo.
Parte1
http://www.youtube.com/watch?v=7kpHMPGGnH0
Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=Iapmy1sBm8I&NR=1
Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=TcQBCO2QMkE
Parte 4
http://www.youtube.com/watch?v=DpQmYj3CLKE
Parte 5
http://www.youtube.com/watch?v=4RN8aBHeHvg

Vejam os videos! Vale a pena!

domingo, 28 de março de 2010

Líquido que se trasforma em gel no estômago

Líquido se transforma em gel quando se mistura ao ácido do estômago. Ideia é colocar substância no leite, em iogurtes e até em refrigerantes.

Pesquisadores de em Birmingham, no interior da Inglaterra, conseguiram desenvolver um alimento que enche a barriga, mas não engorda. É um líquido que, ao entrar em contato com o ácido estomacal, se transforma instantaneamente gel. E enquanto esse gel não é absorvido pelo organismo, a pessoa não sente fome.

O produto, que ainda precisa passar por muitos testes antes de entrar no mercado, pode ser eficiente para quem sofre de obesidade - uma condição, que todo mundo sabe, pode levar a uma série de outros problemas de saúde.

O gel preenche o estômago, como se fosse alimento, e a pessoa se sente satisfeita até o gel se dissolver, o que leva entre seis e oito horas. Isso evita a fome nos intervalos entre as refeições principais - café da manhã, almoço e jantar - acabando com os lanchinhos fora de hora.

O chefe da equipe responsável pela pesquisa explica que o líquido que vira gel foi feito com produtos extraídos de cereais, verduras e frutas, tudo natural. O produto não só enche o estômago, mas alimenta.

"Isso vai revolucionar os tratamentos contra obesidade, e certamente acabar com a necessidade de intervenções cirúrgicas", afirma uma nutricionista que trabalha para o sistema nacional de saúde da Grã-Bretanha.

O gel deverá ser comercializado dentro três anos, mas não em estado puro. A ideia é que ele seja misturado ao leite, iogurtes e até refrigerantes - além de saudável, ele precisa ser saboroso.

Fonte: G1

segunda-feira, 22 de março de 2010

Divagações

No 4ª Ano de Engenharia Química, venho me perguntando se esse é o curso certo para mim. Creio que muitos na mesma situação e nos mais diversos cursos devem pensar a mesma coisa. Acho que se você veio até aqui procurando uma resposta, lamento dizer, mas não encontrará. Porém achara palavras de um amigo na mesma situação.
         
Na UNICAMP, o animal simbolo do curso é um Ornitorrinco, porque é um animal que não é pato, mas tem bico, não é castor, mas tem cauda, nada mas não é peixe,bota ovo mas é mamifero.... é um animal único, um pouco de tudo, e um pouco de nada. E a engenharia química é um pouco assim: um pouco de tudo e um pouco de nada.

 Nos meus 4 anos na Faculdade percebi bem o que significava isso. Existem muitos caminhos a seguir, e creio que a parte mais dificil é pegar a estrada certa para mim. Vejo hoje, que a estrada certa pode ser em qualquer área que eu escolha, mesmo tendo feito engenharia.

            Logo mais, reescreverei este post!

domingo, 14 de março de 2010

Aprenda a Fazer - Cerveja Caseira

Dicas de um site bem legal. Bem pra quem quer produzir uma pequena produção de cerveja caseira, testar sabores e receitas.

Cerveja Tipo Pilsen
1) Moer o malte;
2) Colocar 25 litros de água sem cloro em um caldeirão;
3) Separar mais 15 litros aproximadamente para ser utilizada como água de lavagem (dos grãos do malte). A temperatura deste caldeirão deve ficar em 78°C. ;
4) Aquecer água deste caldeirão até a temperatura de 65°C ;
5) Colocar o malte moído no caldeirão;
6) Controlar esta temperatura (65°C) durante 1 hora e meia (90 minutos);
7) Durante este tempo mexer com freqüência ;
8) Após estes 90 minutos retirar o malte através de uma Tina de Clarificação ou através de uma peneira.;
9) Adicione o restante da água de lavagem nos grãos e faça a clarificação assim como fez com a água inicial;
10) Agora, inicie a fervura – veja que a água já possui o suco do malte que você cozinhou;
11) Quando este suco iniciar a fervura adicione o lúpulo de amargor ;
12) Faça esta fervura durante 60 minutos ;
13) Quando faltar 15 minutos para findar estes 60 minutos adicione o outro lúpulo, agora de aroma;
14) Desligue o fogo quando se passar estes 60 minutos e deixe descansar;
15) Após, você terá que reduzir a temperatura do caldeirão. Uma opção é colocar um cano de cobre enrolado que passe dentro dele água gelada. Outra opção é colocar este caldeirão em um outro maior cheio de água gelada. A idéia aqui é baixar a temperatura para aproximadamente 20°C;
16) Agora transfira esta solução para o fermentador tomando cuidado de não transferir também o lúpulo que estará no fundo do caldeirão;
17) Faça oxigenar bem este “mosto” jogando este líquido de um balde a outro até se formar bastante espuma;
18) Em outro recipiente pegue um pouco deste mosto e coloque o fermento para hidratá-lo ;
19) Após se formar uma espuma neste recipiente coloque o conteúdo no fermentador;
20) Coloque o fermentador em um local que esteja a 12° C e deixe fermentar por sete dias.;
21) Após estes sete dias mude de fermentador tomando cuidado para não transferir também o fermento que está no fundo do fermentador e transfira para outro balde que irá servir como maturador.;
22) Mature por 10 dias a 1°C.;
23) Agora misture o priming. Esta calda deverá ser acrescentada a cerveja que for ser engarrafada.;
24) Engarrafe e feche as garrafas;
25) Aguarde então mais 10 dias a 20°C;
26) Agora é só resfriar e experimentar.
Obs.: Tome cuidado para evitar contaminações no processo.

Receita retirada do Site "Cerveja Artesanal" , www.cervejaartesanal.com.br , onde pode encontrar mai informações sobre o processo e  obtenção da matéria prima.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O que são COV's?

             Compostos orgânicos voláteis (COV's ou VOC's) são compostos orgânicos que possuem alta pressão de vapor sob condições normais a tal ponto de vaporizar significativamente e entrar na atmosfera. Uma grande variedade de moléculas a base de carbono, tais como aldeídos, cetonas, e outros hidrocarbonetos leves são COVs. O termo é frequentemente utilizado no contexto legal ou regulatório e em tais casos a definição precisa depende das leis.
            Os VOC’s são considerados poluentes perigosos, sendo que alguns deles são tóxicos e carcinogênicos. Portanto, a inalação destes compostos pode produzir efeitos adversos e diretos na saúde humana, principalmente a exposição em concentrações elevadas e por um longo período de tempo. 
           Estes compostos são liberados por materiais sintéticos usados em acabamentos de casas: aditivos de pintura, vernizes, solventes de tintas. Em materiais decorativos (revestimentos como carpetes e papéis de parede) e nos produtos de limpeza seca. Dessa forma deve-se tomar cuidado com casas e apartamentos novos, que devido a pintura e vernizes utilizados no acabamento podem emitir COV's. (leia mais: Reportagem da Folha de SP: Casa nova pode afetar saúde dos moradores).
             A análise de compostos orgânicos voláteis é de grande interesse no combate à poluição gasosa. Os VOC’s lançados na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, etc.), são responsáveis pelo aparecimento da Smog (neblina de poluição).Assim os carros também liberam estes vilões da atmosfera.
             Dai surge a importancia dos biocombustiveis e de novas técnicas e matérias primas para produção de tintas e vernizes.



Aprenda a fazer - ECOTINTAS

O que são tintas ecológicas ?  - São tintas formuladas com matérias-primas naturais, sem componentes sintéticos ou insumos derivados de petróleo. Existem normais internacionais para pinturas ecológicas que determinam, por exemplo, que a quantidade de compostos orgânicos voláteis (COVs), que são substâncias derivadas do petróleo, não exceda 0,1% do volume total.
         Qualquer tinta ecológica que se preze deve estar isenta de COVs, além de não contar com pigmentos à
base de metais pesados, fungicidas sintéticos e não conter derivados de petróleo.

Receita de tinta ecológica :
          Para preparar 18 litros de tinta, você vai precisar de: – 8 kg de terra; – 4 kg de cola branca;– 8 litros de água. Coloque 6 litros de água em uma lata e adicione a terra. Com auxílio de uma colher de madeira ou com as próprias mãos, misture os ingredientes até a completa dissolução da terra, atingindo a consistência de uma vitamina de frutas. Dilua a cola em um litro de água em um vasilhame à parte. Adicione a cola diluída à “vitamina” de terra e misture. Por fim, acrescente, aos poucos, aproximadamente um litro de água e misture até obter a consistência de tinta. A cola branca e os 8 litros de água podem ser substituídos por 10 litros de grude de amido. Quanto mais a tinta Cores da Terra for batida, melhor será sua consistência. Uma dica é substituir a colher de madeira por uma furadeira elétrica (com um misturador adaptado) ou por um agitador manual, o “vapt vupt”, como foi apelidado pela equipe do projeto. O equipamento é formado por um cabo de vassoura pregado ou parafusado em um pedaço de madeira do tamanho da boca da lata. Ele será movimentado para cima e para baixo, garantindo a completa mistura da tinta. A tinta Cores da Terra também pode ser usada para pinturas artísticas em telas, quadros e cerâmicas. Use a criatividade e mãos à obra!
                 Para obter uma cor no tom de terracota use tijolos moídos. Dá um pouco de trabalho mas o resultado vale a pena(usar preferencialmente tijolos velhos destes que ficam meio que enterrados, são mais macios para moer. Moer os tijolos: colocar os pedaços num saco, e usando a marreta ir moendo-os. Quanto mais fino o pó, mais cor ficará na tinta (o corante fino é que fica na tinta, as partículas maiores ficam no fundo). Misturar o pó de tijolo, um pouquinho de água e com um pouco de argila fina amarela, para dar mais consistência à calda. Separar a tinta da parte muito granulosa da mistura que se decanta na vasilha.
           As cores da tinta vão ser definidas à partir da cor da terra usada. Pode-se encontrar desde um tom bege claro até o marrom escuro. Os tons de verdes podem ser obtidos através do uso de infusão de ervas tipo carqueja fervida usada em substituição a água normal, mas ai tem que usar as terras mais claras.
           OBS:  Se a tinta feita de terra ficar saindo na mão ou nas roupas  quando encostar nas superfícies pintadas, pode-se adicionar um pouco (cerca de um quarto de copo) de óleo de cozinha à mistura.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Futuro : Prédios Sustentáveis

         Este fim de semana estava "zapeando" na TV e vi na discovery um documentário que chamou minha atenção. Tratava-se de um arranha céu que está sendo construido em Dubai, e cujos andares giram independentemente um dos outros. O mais interessante é que entre os andares serão instalados pás para geração de energia eólica. Será o futuro chegando? 

Dynamic Tower

         O primeiro projeto de um arranha-céu em movimento no mundo será construído em Dubai (Emirados Árabes), em seguida, outro será erguido em Moscou (Rússia). O anúncio foi realizado pelo arquiteto italiano David Fisher, que deixou clara a intenção de levar o projeto para outros locais. 
         O empreendimento de Dubai foi batizado de Dynamic Tower. O movimento giratório de cada andar ocorre de forma independente e será controlado por voz. Ele terá 80 andares e 420 m de altura. Segundo a concepção inicial os primeiros 20 andares serão escritórios. Entre o 21° e 35° pavimentos haverá um hotel de luxo. Os demais andares serão destinados à residências com áreas médias de 124 m². Entretanto, os apartamentos dos dez últimos pavimentos, nomeados de Villas, terão 1.200 m² cada, com a vaga do estacionamento dentro da unidade.
       O Dynamic Tower será montado com peças pré-moldadas, que serão fabricadas na Itália e enviadas aos seus destinos. Essas peças chegarão ao canteiro com acabamento e também com sistemas elétricos e hidráulicos. Os segmentos dos pavimentos serão içados até a posição. O arquiteto italiano estima que a industrialização da construção do projeto provoque uma economia de 20%. "Cada andar do edifício pode ser concluído em apenas seis dias", afirma o arquiteto David Fisher.
        A sustentabilidade também é um diferencial no projeto, que embute turbinas eólicas para gerar energia entre cada andar giratório. "O edifício é ecológico e o primeiro projetado para gerar a sua própria eletricidade, bem como para outros edifícios nas mediações", explica Fisher. No caso de Dubai, serão 79 turbinas. O arquiteto italiano pretende executar uma terceira torre em Nova York.
        O Brasil também tem um edifício com andares que giram, independentemente, para a esquerda e para a direita. Entretanto, o Suíte Vollard, localizado em Curitiba, é menos complexo. Possui apenas 11 pavimentos.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...