Páginas

sábado, 18 de setembro de 2010

Tecido em Spray

Algumas invenções podem revolucionar o mundo e gerar novos hábitos. Pode ser o caso, no futuro, da nova tecnologia desenvolvida em Londres, pelo estilista e pesquisador Manuel Torres, juntamente com um professor do Imperial College de Londres, Paul Luckham. Trata-se de um aerosol que ao ser borrifado na pele seca instantaneamente, formando uma espécie de tecido, possibilitando a criação de uma roupa sem costuras que pode ser lavada e vestida novamente.

Aplicação de tecido em Spray em modelo

O novo material é uma junção de pequenas fibras de tecido (lã, linho ou acrílico) com polímeros e um solvente que permite que ele seja aplicado na forma líquida. Após a aplicação, que pode ser feita com lata de aerossol ou um spray de alta pressão, o solvente se evapora. A textura pode ser alterada de acordo com o tipo de fibra usada e dependendo da forma de aplicação.

As aplicações para esta nova tecnologia não estão só no mundo da moda. Com este tipo de material e método seria possível se vestir através de um spray em 5 min, sem a necessidade de carregar malas quando fosse viajar. Pode-se ainda aplicar a tecnologia na produção de curativos em aerosol, muito útil principalmente para tratamentos de queimaduras, aplicação de remédios, estofados, dentre muitas outras aplicações que se possa pensar.

Veja a reportagem e um vídeo sobre o spray desenvolvido no site da BBC Brasil para maiores informações acerca da nova tecnologia.


4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...