Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Futuro : Prédios Sustentáveis

         Este fim de semana estava "zapeando" na TV e vi na discovery um documentário que chamou minha atenção. Tratava-se de um arranha céu que está sendo construido em Dubai, e cujos andares giram independentemente um dos outros. O mais interessante é que entre os andares serão instalados pás para geração de energia eólica. Será o futuro chegando? 

Dynamic Tower

         O primeiro projeto de um arranha-céu em movimento no mundo será construído em Dubai (Emirados Árabes), em seguida, outro será erguido em Moscou (Rússia). O anúncio foi realizado pelo arquiteto italiano David Fisher, que deixou clara a intenção de levar o projeto para outros locais. 
         O empreendimento de Dubai foi batizado de Dynamic Tower. O movimento giratório de cada andar ocorre de forma independente e será controlado por voz. Ele terá 80 andares e 420 m de altura. Segundo a concepção inicial os primeiros 20 andares serão escritórios. Entre o 21° e 35° pavimentos haverá um hotel de luxo. Os demais andares serão destinados à residências com áreas médias de 124 m². Entretanto, os apartamentos dos dez últimos pavimentos, nomeados de Villas, terão 1.200 m² cada, com a vaga do estacionamento dentro da unidade.
       O Dynamic Tower será montado com peças pré-moldadas, que serão fabricadas na Itália e enviadas aos seus destinos. Essas peças chegarão ao canteiro com acabamento e também com sistemas elétricos e hidráulicos. Os segmentos dos pavimentos serão içados até a posição. O arquiteto italiano estima que a industrialização da construção do projeto provoque uma economia de 20%. "Cada andar do edifício pode ser concluído em apenas seis dias", afirma o arquiteto David Fisher.
        A sustentabilidade também é um diferencial no projeto, que embute turbinas eólicas para gerar energia entre cada andar giratório. "O edifício é ecológico e o primeiro projetado para gerar a sua própria eletricidade, bem como para outros edifícios nas mediações", explica Fisher. No caso de Dubai, serão 79 turbinas. O arquiteto italiano pretende executar uma terceira torre em Nova York.
        O Brasil também tem um edifício com andares que giram, independentemente, para a esquerda e para a direita. Entretanto, o Suíte Vollard, localizado em Curitiba, é menos complexo. Possui apenas 11 pavimentos.






3 comentários:

  1. Será que este prédio já foi finalizado?

    ResponderExcluir
  2. É bem bonito...mas o objetivo de eles girarem é só estético ou tem alguma coisa que eu não percebi?
    E qual será a velocidade que isso gira?
    Mas achei bem legal, bonito e diferente.

    ResponderExcluir
  3. Hadla,

    Fora a estética, o edifício por ter um espaçamento entre os andares permite a instalação de pás que geram energia elétrica a partir do vento, tornando o prédio sustentável energéticamente.

    E cada andar pode girar separadamente, por exemplo, se fosse uma residência vc poderia mover o andar comforme vc quisesse, talvez para ter sol na sala o dia inteiro.

    Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...