Nova operação contra vazamento de óleo começará em breve, dizem EUA
Recursos para as áreas afetadas devem triplicar, informou Casa Branca. Veja como funcionará a nova técnica para conter desastre ambiental.
A quantidade de óleo e gás que vaza do poço de petróleo no Golfo do México poderá aumentar em até 20% com o novo esforço que será feito para contê-lo, informou neste domingo (30) a Casa Branca.
O presidente Barack Obama discutiu com membros do governo as técnicas da British Petroleum (BP) para colocar máquinas no local onde a tubulação danificada será cortada. Um anel de contenção deve ser instalado e uma nova tubulação levará a maioria do óleo que sai para um navio-tanque.
"De acordo com a BP, o corte da tubulação começará na segunda ou terça-feira", disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em uma declaração oficial.
O comandante da Guarda Costeira dos EUA, Thad Allen, disse que, conforme indicação de Obama, os recursos direcionados para a área afetada irão triplicar.
A BP alertou que o novo procedimento de contenção pode levar de quatro a sete dias, e mesmo assim seu sucesso não é garantido. Uma solução mais confiável, um poço de alívio já sendo perfurado, só será finalizada no início de agosto.
Isso significa que o óleo continua a vazar diariamente nas águas do golfo, alimentando uma enorme mancha fragmentada que já poluiu manguezais ricos em vida selvagem e pesca na Louisiana.
Quero ver como eles vão medir e, acima de tudo, limpar essa caca... que bomba
ResponderExcluir