Páginas

terça-feira, 20 de abril de 2010

Modelagem e Simulação - Projeto ALSOC

Uma importante classe de Softwares utilizados na Engenharia Química são os de modelagem e simulação de processos. Esses programas estão a cada dia adquirindo uma importância maior, sendo utilizados para redução de despesas (relação custo – tempo), estudos de processos complexos e dinâmicos (envolvendo diversos reciclos de massa e energia), construção de protótipos virtuais e principalmente para otimização de processos.

Na indústria Brasileira o uso desses simuladores ainda é limitado, embora tenha havido um grande crescimento nos últimos anos. Esse interesse decorre da intenção do setor químico de reduzir as emissões de poluentes, aumentar o controle de qualidade de seus produtos, estudar os riscos associados à operação da planta, dentre outros vantagens do uso dessa tecnologia. A resistência ao uso desses programas ocorre devido às caríssimas licenças anuais dos softwares comerciais, falta de treinamento e de profissionais qualificados e uma grande heterogeneidade entre os pacotes comerciais.
Esse tipo de software já é estudado a mais de 50 anos, tendo como principal representante o software ASPEN , resultado de um projeto iniciado nos anos 80 no MIT.


Podemos dividir em dois grandes tipos de simuladores: modulares e baseado em equações. Os modulares são os mais utilizados atualmente, os quais as vezes não possuem as rotinas de cálculo acessíveis, porém a uma tendência aos simuladores baseados em equações ganharem mercado, devido a maior flexibilidade de projeto e estudo, permitindo que se amplie o conjunto de modelos e equações que descrevem os fenômenos físico-químicos, além de possibilitar a resolução de sistemas complexos envolvendo uma grande quantidade de equações.


A parte de modelagem costuma ser realizada utilizando softwares matemáticos como MatLab, Octave, dentre outros. Tendo em vista um software que possibilitasse modelagem e simulação e fosse acessível economicamente, Rafael de Pelegrini Soares , da UFRGS iniciou em 2001 o projeto de um software de nome EMSO (Environment for Modeling Simulation and Optimization). O programa, escrito em C++, possui uma linguagem de modelagem baseada em equações muito intuitiva. Em 2005 começou o Projeto ALSOC, objetivando o aprimoramento do software através da contribuição de diversos usuários.

EMSO é um software muito interessante para estudos acadêmicos e possibilita a modelagem de processos juntamente com sua simulação. O grande diferencial é o programa ser de uso gratuito, sem a necessidade de compra de licença. Seu desenvolvimento é rápido e pode ser uma grande ferramenta em um futuro muito próximo, dependendo da ajuda e das opiniões dos usuários. Juntamente com o EMSO pode ser baixado o VTHERM, um aplicativo que permite a determinação de propriedades termodinâmicas e da matéria.
Vale a pena conferir este programa e realizar estudos acadêmicos de modelagem e predição de propriedades. Pode ser uma boa alternativa ao iniciante em ASPEN para conhecer o mundo dos simuladores e modeladores. O programa pode ser baixado no site do projeto ALSOC. . Basta informar o email e realizar o download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...