Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Rio+20: A prestação de contas após 20 anos

O Brasil em 2012 sediará uma importante reunião, o Rio+20. Trata-se de um encontro entre os principais chefes de Estado do planeta para discutir os rumos e as medidas que orientarão as estratégias de desenvolvimento dos países quanto às questões sócio-ambientais. A primeira vista, você deve pensar que será mais um evento onde discursos hipócritas e promessas que não serão cumpridas são feitas. Mas não se engane, o encontro é muito importante para o mundo e para o Brasil.

Ele marca os 20 anos da Conferência Rio+92, a qual culminou na criação de importantes documentos, como a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica. Foi uma série de compromissos que mostraram um olhar mais preocupado dos países para a exploração dos recursos naturais. De fato, muita coisa permaneceu igual de lá para cá, mas muita coisa mudou. A discussão sobre o meio ambiente se intensificou e muitos países e empresas vem investindo em tecnologias mais sustentáveis. O mundo está longe de estar a salvo, mas pelo menos, agora sabe-se que alternativas precisam surgir o quanto antes para garantir a prosperidade do planeta.

O evento irá trazer  novas discussões e deverá servir como um balanço dos progressos feitos nos últimos 20 anos. Acontecerá de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16 e 19 de junho, estão programados eventos com a sociedade civil. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.

O mundo já viu que os compromissos feitos pelas altos escalões dos governos não valem muito, por isso, para que a reunião surta efeitos reais e crie compromissos sérios entre os países é necessário participação popular, acompanhamento e cobrança de medidas sérias e efetivas. Devemos ficar atentos ao Rio+20, dar a devida importância e participar na medida do possível. 

A Universidade de São Paulo, USP, lançou um site com diversas contribuições ao evento, disponibilizando textos e pesquisas a respeito dos temas que serão tratados. Além disso, a organização da Conferência lançou um espaço de discussão on-line. No qual, qualquer pessoa pode se cadastrar para participar e acompanhar discussões que serão levadas à Conferência em Junho.

O site Planeta Sustentável lançou em seu portal o Blog Rio+20, que reuni diversas notícias relacionadas à Conferência da ONU, o qual é uma boa indicação para quem quiser acompanhar as notícias antes, durante e depois do evento.
Rio de Janeiro aguarda uma das Conferências mais importantes do ano: O Rio+20. Espera-se que os governates aproveitem está oportunidade  para que  a discussão  gere bons frutos após as reuniões.

Ref. Rio+20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...