A atuação dos Engenheiros nas indústrias, as vezes necessita de conhecimentos que algumas vezes não aprendemos na Universidade. Como por exemplo, importantes ferramentas de gestão e qualidade. Algumas dessas ferramentas, nada mais são do que guias de como trabalhar melhor e buscar sempre o aprimoramento dos processos que estamos envolvidos.
As empresas, buscando o aumento da produtividade e redução de custos tem utilizado cada vez mais um modelo de gestão focado na qualidade dos processos. Dessa forma, metodologias de melhoria contínua de processos são práticas comuns e de resultados bastante promissores.
É muito comum quando se fala em melhoria contínua, ouvirmos falar sobre o Kaizen e o Ciclo PDCA (Plan - Do - Check - Act), também chamado de Ciclo Deming. O Ciclo é um guia de boas práticas que devem ser executadas no gerenciamento e no aprimoramento de processos. Sendo um ciclo, deve-se realizar TODAS as suas 4 etapas componentes continuamente, caso contrário o processo como um todo pode sofrer prejuízos. Quando implementado corretamente, um verdadeiro processo de melhoria contínua acontece, gerando projetos pequenos e baratos que geram grandes melhorias.
As etapas do Ciclo PDCA são:
Executar (DO)
- Executar as tarefas exatamente como foi previsto na etapa de planejamento;
- Coletar dados que serão utilizados na próxima etapa de verificação do processo;
- Nesta etapa são essenciais a educação e o treinamento no trabalho.
Verificar, checar (CHECK)
- Verificar se o executado está conforme o planejado, ou seja, se a meta foi alcançada, dentro do método definido;
- Identificar os desvios na meta ou no método.
Agir corretivamente (ACTION)
- Caso sejam identificados desvios, é necessário definir e implementar soluções que eliminem as suas causas;
- Caso não sejam identificados desvios, é possível realizar um trabalho preventivo, identificando quais os desvios são passíveis de ocorrer no futuro, suas causas, soluções etc.
Já o Kaizen (do japonês 改 善, mudança para melhor), pode ser visto como um processo diário que incentiva todos a buscarem a melhoria no dia-a-dia. Trata-se de uma cultura, ou uma filosofia de trabalho que busca o aprimoramento. A Ferramenta mais comum para realizar o Kaizen é o Ciclo PDCA e o ciclo SDCA (Standart-Do-Check-Act), que consiste em conhecer o padrão de um trabalho, executá-lo de acordo com este padrão, verificar se o padrão foi respeitado e atuar no sentido de melhorar o padrão e seu uso.
Conhecendo e aplicando estas etapas em qualquer processo que estejamos envolvidos as chances de criar pequenos projetos de sucesso são grandes. Espero que este post tenha sido útil para buscar a filosofia do Kaisen: um "Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!".
Referências: Norma NBR ISO 9001
Brunão! Ótimo texto!
ResponderExcluirNa verdade a relação entre o PDCA e o Kaizen apresenta um item a mais. O PDCA normalmente é aplicado quando é visada a implantação de uma melhoria no seu sistema. Uma vez que esta é alcançada, para a sua manutenção é utilizado o ciclo SDCA (Standart-Do-Check-Act, que consiste em conhecer o padrão de um trabalho, executá-lo de acordo com este padrão, verificar se o padrão foi respeitado e atuar no sentido de melhorar o padrão e seu uso. Assim, o SDCA é normalmente executado e, quando se deseja dar um salto na qualidade do processo, executa-se o PDCA. Não sei se fiquei claro haha, mas espero ter ajudado!
Abraço!
Muito obrigado pela Observação Du!
ResponderExcluirAcrescentei a informação ao texto original para ficar mais abrangente!
abraço!