Cientistas da Universidade de Yale, nos EUA, desenvolveram um novo material com características desejadas por décadas por todo cientista de materiais: resistência de aço e facilidade de moldagem como um plástico.
Trata-se de uma liga de metais, como zircônio, titânio, níquel e cobre, que formam materiais amorfos e que não possuem uma estrutura cristalina como a de metais comuns. Com átomos dispostos aleatoriamente e baixa taxa crítica de resfriamento, a liga pode ser moldada pelo sopro assim como o plástico, substituindo o processo tradicional de modelagem de metal, que possui três fases (elaboração, fundição e acabamento). As ligas amorfas criadas pelos pesquisadores estão sendo denominadas como bulk metallic glasses (BMGs).
A vantagem dos BMG's está no custo de processamento, muito inferior ao do aço e o tempo de moldagem muito reduzido. A descoberta do novo material pode implicar em uma evolução das aplicações de peças metálicas complexas. O pesquisador Jan Schroers e sua equipe já fabricaram uma grande variedade de formas e dispositivos usando BMGs e a nova técnica de processamento, como garrafas, caixas, implantes biomédicos, sistemas microeletromecânicos (MEMS) e giroscópios, mas dizem que é apenas o começo.
A descrição do novo material e da nova técnica e processamento pode ser vista no periódico online de desenvolvimento de novos materiais Materials Today.Veja também a reportagem na revista Exame.
Nenhum comentário:
Postar um comentário