Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

Aprendendo Excel - Banco de dados termodinâmicos

Para projetar e analisar processos químicos é muito comum precisarmos procurar propriedades termodinâmicas de substâncias, o que sempre representa um grande desafio. O trabalho é facilitado quando dispomos de caríssimos bancos de dados proprietários. Existem livros e artigos que contém levantamentos de dados para diversas substâncias, porém estes estão dispersos e nem sempre são fáceis de se achar. Para facilitar a nossa vida, alguns pesquisadores organizaram alguns bancos de dados em tabelas de Excel e disponibilizaram aplicativos muito simples de se trabalhar. No caso de estudantes ou profissionais que necessitam fazer um trabalho ou uma rápida estimativa, estes aplicativos para Excel são um excelente recurso.

O site Chemresources, por exemplo, disponibiliza um interessante aplicativo de Excel que contém estas tabelas de forma bastante simples. Basta que você efetue o download no site (o qual requisita um cadastro rápido e gratuito), descompacte o arquivo e após isto abra o arquivo de banco de dados databank.xla pelo Microsoft Excel, o qual exibirá uma mensagem perguntando se você deseja habilitar as macros, você deve habilita-las para que a ferramenta funcione. Aparentemente nada acontecerá, mas ao abrir uma planilha em Excel nova, você poderá acessar a ferramenta através de Ferramentas >> Properties Databank (Excel 2003) ou através da guia Suplementos (Excel 2007/2010)Aparecerá um assistente como o indicado na imagem, no qual você deve escolher a substância que se deseja obter as propriedades (Compound) e as outras propriedades irão aparecer automaticamente. As abas de Heat Capacity, Viscosity e Vapor Pressure necessitam ainda que o usuário insira a temperatura de trabalho.


A pressão de vapor pode ser calculada segundo a equação de Antoine ou Harlacher. A ferramenta permite ainda que o usuário plote uma tabela com todos os dados da substância selecionada.

Para baixar o aplicativo basta clicar aqui. Espero que o post tenha contribuído e ajudado a facilitar muitas pesquisas e projetos que necessitam deste tipo de dados. Se quiserem ver mais posts sobre ferramentas do Excel, cliquem aqui!

Referências: Chemresources

4 comentários:

  1. Mano... que demais isso aqui!

    Espero me ajudar bastante na vida profissional!

    Valeu Entropia!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bruno!! Sensacional essa ferramenta!!

    Vai facilitar muito a vida!!

    Obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
  4. como faço pra montar a tabela pra água e vapor?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...