Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Conheça cinco países que mais investem em energia renovável no mundo

Reportagem retirada do blog EcoDesenvolvimento.org
O ser humano não vive mais sem energia, porém, isso não significa que para utilizá-la ou fabricá-la seja necessário poluir. Energias limpas são alternativas sustentáveis que podem suprir e movimentar a economia.

De acordo com o Instituto para Diversificação da Energia (IDEA), em 2020, cerca de 42,3% do total da geração de eletricidade virá de fontes renováveis. Leia, abaixo, a lista dos cinco países que mais investem em energias alternativas do mundo:

energia solar
As placas fotovoltáicas são uma alternativa limpa de gerar energia / Foto: jssz

Espanha
O país se tornou o maior produtor mundial de energia solar térmica em meados de 2010, com 432 MW instalados. Ele é o segundo na Europa com maior capacidade de geração energética com placas fotovoltaicas, podendo produzir mais de 3.400 MW.

Atualmente, existem mais de 16 projetos de energia solar em construção e outros 20 em processo de análise.

A Espanha também dá largos passos na produção de energia eólica. Atualmente, possui projetos que produzem 727 MW e a capacidade instalada de geração eólica ultrapassa os 19.000 MW.
 
Portugal
energia da onda do mar
Portugal desenvolveu um sistema capaz de gerar energia através das ondas do mar / Foto:Divulgação

A capacidade instalada de geração de energia limpa no país cresceu mais de três vezes de 2004 a 2009 com o Pelamis Wave Power, primeiro parque de geração energética a partir das ondas do mar – de 1,220 MW para 4,307MW.

As fontes renováveis são responsáveis por 17% de toda a energia produzida em Portugal. Desse percentual, 56,6% provém das hidroelétricas, 33% das eólicas, 7,5% da biomassa e o restante da a produção fotovoltaica, biogás e resíduos sólidos urbanos.

Portugal pretende chegar a 2020 com 45% de toda sua produção energética bruta vinda de fontes renováveis.

China
A China possui a maior quantidade de turbinas eólicas em operação do mundo (50%) e o responsável por isso foram os altos investimentos para projetos internos. No primeiro semestre de 2010, Pequim chegou a investir 10 bilhões de dólares no setor; a metade do que o resto do mundo junto investiu (20,5 bilhões de dólares).

A previsão é que o país chegue a produzir mais 375 GW em 2020, com o investimento acumulado de 620 bilhões de dólares.
energia e�ica
A energia dos moinhos de vento são bastante utilizadas hoje em dia / Foto: ras263

Índia
O governo indiano lançou no início de 2010 um plano de 19 bilhões de dólares para gerar 20.000 MW de energia solar até 2022. Para que a chamada Missão Solar Nacional funcionasse, a Índia criou um sistema que obriga às empresas distribuidoras de energia a comprar uma quantidade determinada de energias renováveis, o Renewable Purchase Obligation (POR).

Alemanha

A energia renovável na Alemanha representa 16% da produção total. O governo alemão pretende que esse percentual chegue a 80% em 2050, e os incentivos fiscais para alcançar essa meta não são poucos.

Nos próximos anos o país deve receber um investimento de cerca de 6,62 bilhões de dólares, que deverão servir para projetos de parques eólicos off-shore (fora da costa). Além disso, outros 1 bilhão de dólares devem sair do bolso da Vattenfal, produtora de aerogeradores, para construir uma fazenda com capacidade instalada de 288 MW, em 2012.

A energia limpa no país traz outros benefícios, como a geração de novos empregos para a população, com 300 mil vagas já criadas na última década. 

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Video - aula de Hysys 7.2 - Torre de Destilação

É incrível a quantidade de coisas que podemos encontrar no Youtube. Fazendo uma pesquisa de conteúdo para o Blog me deparei com este excelente tutorial de Aspen Hysys V7.2. Porém ele está em espanhol.

Trata-se de um tutorial para uma primeira lição de Hysys, gravado pelo "Ghost Hack", um mexicano que estuda da UNAM -Universidad Nacional Autónoma de México. No video ele ensina a simular uma Torre de Destilação Propano-Propileno.

É uma excelente ajuda para quem está começando a aprender este software de simulação.


Veja mais videos do Ghost Hack sobre Hysys.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aprendendo Excel - Formatação Condicional

Hoje, vou falar um sobre um recurso muito interessante do Excel. Trata-se de uma ferramenta simples que permite formatar uma célula ou texto baseado em uma condição. Por exemplo, se você possui uma planilha com as notas do seu curso e desejar que as notas abaixo de 5 fiquem vermelhas e as acima azuis, você pode configurar para este conjunto de células a ferramenta de Formatação Condicional.

A localização deste recurso no Excel 2003 é bem diferente do Excel 2007 /2010, mudando também as opções de formatação possíveis. Os novas versões do programa permitem uma variedade maior de customizações e efeitos visuais.


Para utilizar este recurso:

EXCEL 2003
Menus:
Formatar > Formatação Condicional
Abrirá uma tela na qual deve-se escolher o valor lógico (ex. Igual a, Maior que, Menor que, etc..) e colocar a formatação caso a condição seja satisfeita. Você pode configurar diferentes formatações para cada condição, alterando fonte, cores, tamanhos e preenchimento.

EXCEL 2007 / 2010
Aba:
Início > Formatação Condicional
Nas novas versões haverá um ícone grande com a descrição de "formatação condicional "e uma setinha no canto deste ícone. Clicando nessa seta, aparece algumas opções de formatação condicional dependendo da lógica desejada. Para estas versões existem muitos recursos legais que foram adicionados.

Para formatar seguindo comparações de maior, menor, igual e diferente deve-se acessar "Realçar regra das Células". Nesta configuração as opções são as mesmas oferecidas no Excel 2003, porém para escolher a formatação desejada, deve-se selecionar uma da formatações pré-estabelecidas ou escolher "formatação personalizada" para definir uma nova.

Outras opções de de customização estão disponíveis, como símbolos e barras de gradiente, como pode ser vito nos exemplos de formatação do excel 2007/2010. Basta alterar o valor da célula que a formatação dela irá se alterar conforme a condição programada:

Para desfazer uma formatação condicional não desejada, deve-se ir no mesmo ícone e selecionar "limpar regras". Caso queira estabelecer uma nova regra além das padrões já estabelecidas deve-se clicar em nova regra.

Espero que o post tenha sido útil e possa ensinar como se faz uma formatação condicional.

Aproveite e veja também outros posts sobre algumas funcionalidades do excel muito úteis para quem trabalha com tabelas com muitos dados, como por exemplo as Tabelas Dinâmicas, recurso muito utilizado para resumir uma grande quantidade de dados e ajudar a analisa-los.

Até a próxima!


Por Bruno Firmino

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Combustíveis fósseis serão os mais consumidos até 2030, diz Ipea

Três formas de energias: Solar, eólica e Biomassa
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) diz que o Brasil precisa estabelecer uma meta para consolidar uma matriz de energia limpa usando os avanços em biocombustíveis e outras fontes alternativas. Mas sabe que isso precisa de mais financiamentos.

Isso está no relatório “Energia e Meio Ambiente no Brasil” que reconhece o potencial do nosso país, mas destaca a necessidade de mais investimentos em pesquisas e projetos que ainda são vistos como “sacrifício para a economia”, quando deveriam ser tidos como uma política de “responsabilidade social e ambiental”.

O estudo até sugere estímulos como subsídios e isenções fiscais para os biocombustíveis competirem com derivados de petróleo. Segundo o documento, o Brasil consome 25 bilhões de litros de etanol por ano (segundo dados de 2009) e que essa demanda deve chegar aos 60 bilhões em 2017. Mas ainda se espera que os combustíveis fósseis sejam mais consumidos até 2030 (com a ajuda do pré-sal, talvez).

As projeções, felizmente, apontam que a energia eólica e a gerada por resíduos sólidos também devem crescer. Esperamos que os estudos com algas e os leilões do governo possam dar resultados satisfatórios nessa procura da matriz “verde” perfeita.
 FONTE: Eco Planet

Universidades - QS World University Rankings

A um tempo atrás postei um ranking das melhores Universidades do mundo segundo a Times Higher education. Naquele ranking encontramos s USP e a UNICAMP dentro das 300 melhores.

Outro ranking considerado é o publicado pela QS World University Rankings, este porém trabalha de forma mais segmentada por ramos de conhecimento.

Publicado em 2010, encontramos na categoria de engenharia e tecnologia quatro universidades brasileiras entre as top 300. Já na categoria de cinências naturais outras três aparecem na lista das 200 melhores.

Neste Ranking a UNICAMP ficou na frente na categoria engenharia e tecnologia, conseguindo a classificação de 168° lugar, em seguida ficou a Federal do Rio de Janeiro. Seguindo a estas duas Universidade temos a USP, alcançando a 177° posição do ranking com a Escola Politécnica. E por fim, a PUC fluminense é a quarta Universidade das melhores brasileiras na categoria.

A USP ganhou em relação as outras Universidades na categoria de artes e humanidades, seguida pela Unicamp. Na área de Medicina a USP se consagrou lider absoluta dentre as brasileiras no 139° posto.

No geral a USP ficou em 253° e a UNICAMP em 292°. A cada ano vemos um avanço nestas duas Univesidades e uma diferença menor entre elas.

Veja mais na reportagem publicada no Estadão ou no próprio site do QS World University Rankings.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A energia que move o Brasil


Itaipu

O Brasil consumiu em 2010 cerca de 419.016,0 GWh (gigawatt-hora) de energia elétrica. Energia que foi fator essencial para o crescimento econômico de cidades, indústrias, comércio e do país como um todo. Além disso, foram utilizados cerca de 118 bilhões de litros de derivados de petróleo que moveram motores e caldeiras, possibilitando maior desenvolvimento do nosso parque industrial e a locomoção de milhões de pessoas.

Consumo final por fonte no Brasil 2009 - BEN2010
Nós, brasileiros, consumimos muita energia no ano passado. Ainda assim, o país se destacou por possuir uma matriz de energia elétrica predominantemente renovável. Em contrapartida nossa frota de veículos tem crescido muito nos últimos anos, aumentando o consumo de combustíveis fósseis.
A matriz energética do Brasil com relação à eletricidade tem tomado um rumo controverso ao aumentar a oferta de energia não-renovável por meio das termoelétricas. Devemos ficar atentos às políticas de infra-estrutura nacional tomadas pelo governo, já que ações atuais irão impactar o país a longo prazo. Em relação ao rumo que o país está seguindo, revisões dos planos energéticos para as próximas décadas têm sido consideradas, retomando o estabelecimento de fontes renováveis de energia. Nesses planos existem a previsão da instauração de mais 4 usinas nucleares nos próximos 20 anos, além de usinas hidrelétricas em construção e planejadas.
Matriz de fontes de produtora de energia elétrica no Brasil 2009 - BEN2010

Quanto ao aumento da frota de veículos e do consumo de combustíveis fósseis, percebe-se que ao invés diminuir a frota ela só tem aumentado nos últimos anos, ainda faltam investimentos nos transportes públicos, uma política de tarifação abusiva e facilitações na compra de automóveis têm levado muitas pessoas a optarem pelo transporte individual.
Para as próximas décadas a matriz energética brasileira precisará mudar, aumentando a participação da energia nuclear e das energias renováveis. Para os combustíveis, alternativas como o biodiesel e o crescimento da utilização do álcool, assim como a possibilidade do carro elétrico e aumento das malhas ferroviárias e do sistema público de transporte.
No entanto, vê-se que apenas as vagarosas ações do governo não serão suficientes para deter o colapso energético e os impactos ambientais. Cabe uma reflexão a todos sobre o bom uso da energia e atitudes visando à redução de emissões de CO2, já que o desperdício chega a patamares assustadores. Cada um pode fazer a diferença.
Por Bruno Firmino

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Você sabe o que fazer com seu Dinheiro?


Começando a trabalhar, ganhando um dinheirinho e fazendo mil planos de como gasta-lo. Mas vamos ter muita calma nessa hora. Se queremos usufruir de fato do tão suado salário é necessário se planejar e controlar os gastos.

A Revista VocÊ S/A traz em seu portal, 32 soluções para seus problemas com dinheiro. São dicas de como investir o dinheiro ganho e gerar mais dinheiro, essas dicas são orientadas a situação de cada um e de cada fase da vida e desejos pessoais. Conhecemos alguns testemunhos de sucessos como o caso de um engenheiro que conseguiu juntar mais de 2 milhões antes dos 40 anos, além de casos de empreendedores e investidores da bolsa que garatiram uma aposentadoria digna e representativa.

Confira as dicas no portal da Você S/A acessando a reportagem completa AQUI

FONTE: VOCE S/A - O Seu portal de gestao de carreira

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Chinesa desenvolve bateria de celular movida a açúcar

Incrível a quantidade e a variedade de  pesquisas no mundo. Boas idéias, bem utilizadas para ser um passo para mudar o mundo e ganhar muito  dinheiro. Espero que esta nova bateria logo se torne uma realidade para o mercado, encontrei esta reportagem no portal da revista EXAME. 

São Paulo - A designer chinesa Daizi Zheng criou um telefone celular conceitual para a marca finlandesa Nokia, que pode ser alimentado por bebidas açucaradas. Como uma alternativa para a variedade de baterias de telefone celular, a bio bateria soa como uma solução plausível para diminuir a poluição causada pelas bateriais tradicionais dos aparelhos celulares ao fim de sua vida útil.

Zheng propõe que o telefone funcione com uma bateria que se alimenta de carboidratos (açúcar) e utiliza as enzimas como catalisador para gerar eletricidade. A bio bateria promete durar de três a quatro vezes mais em uma única carga, comparada às baterias de lítio convencionais, e pode ser totalmente biodegradável. Ao final da vida útil, a bateria  ecológica libera apenas água e oxigênio.

Fonte de energia para celular é baseado na decomposição de açucares por enzimas

 
A proposta é usar a bateria biológica para substituir a bateria tradicional e criar um ambiente livre de poluição. Para usar a bio bateria como fonte de energia do telefone, só é preciso ter uma bebida açucarada, como um refrigerante. Ao final de sua vida útil, a bateria ecológica libera apenas água e oxigênio.

Através de pesquisas em um projeto de desenvolver um telefone ecologicamente correto para a Nokia, Zheng descobriu que a bateria do telefone é uma fonte de energia cara e que consome recursos valiosos na fabricação, apresentando ainda problemas de descarte, já que sua decomposição é prejudicial ao meio ambiente.

FONTE: EXAME
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...