Páginas

domingo, 28 de março de 2010

Líquido que se trasforma em gel no estômago

Líquido se transforma em gel quando se mistura ao ácido do estômago. Ideia é colocar substância no leite, em iogurtes e até em refrigerantes.

Pesquisadores de em Birmingham, no interior da Inglaterra, conseguiram desenvolver um alimento que enche a barriga, mas não engorda. É um líquido que, ao entrar em contato com o ácido estomacal, se transforma instantaneamente gel. E enquanto esse gel não é absorvido pelo organismo, a pessoa não sente fome.

O produto, que ainda precisa passar por muitos testes antes de entrar no mercado, pode ser eficiente para quem sofre de obesidade - uma condição, que todo mundo sabe, pode levar a uma série de outros problemas de saúde.

O gel preenche o estômago, como se fosse alimento, e a pessoa se sente satisfeita até o gel se dissolver, o que leva entre seis e oito horas. Isso evita a fome nos intervalos entre as refeições principais - café da manhã, almoço e jantar - acabando com os lanchinhos fora de hora.

O chefe da equipe responsável pela pesquisa explica que o líquido que vira gel foi feito com produtos extraídos de cereais, verduras e frutas, tudo natural. O produto não só enche o estômago, mas alimenta.

"Isso vai revolucionar os tratamentos contra obesidade, e certamente acabar com a necessidade de intervenções cirúrgicas", afirma uma nutricionista que trabalha para o sistema nacional de saúde da Grã-Bretanha.

O gel deverá ser comercializado dentro três anos, mas não em estado puro. A ideia é que ele seja misturado ao leite, iogurtes e até refrigerantes - além de saudável, ele precisa ser saboroso.

Fonte: G1

segunda-feira, 22 de março de 2010

Divagações

No 4ª Ano de Engenharia Química, venho me perguntando se esse é o curso certo para mim. Creio que muitos na mesma situação e nos mais diversos cursos devem pensar a mesma coisa. Acho que se você veio até aqui procurando uma resposta, lamento dizer, mas não encontrará. Porém achara palavras de um amigo na mesma situação.
         
Na UNICAMP, o animal simbolo do curso é um Ornitorrinco, porque é um animal que não é pato, mas tem bico, não é castor, mas tem cauda, nada mas não é peixe,bota ovo mas é mamifero.... é um animal único, um pouco de tudo, e um pouco de nada. E a engenharia química é um pouco assim: um pouco de tudo e um pouco de nada.

 Nos meus 4 anos na Faculdade percebi bem o que significava isso. Existem muitos caminhos a seguir, e creio que a parte mais dificil é pegar a estrada certa para mim. Vejo hoje, que a estrada certa pode ser em qualquer área que eu escolha, mesmo tendo feito engenharia.

            Logo mais, reescreverei este post!

domingo, 14 de março de 2010

Aprenda a Fazer - Cerveja Caseira

Dicas de um site bem legal. Bem pra quem quer produzir uma pequena produção de cerveja caseira, testar sabores e receitas.

Cerveja Tipo Pilsen
1) Moer o malte;
2) Colocar 25 litros de água sem cloro em um caldeirão;
3) Separar mais 15 litros aproximadamente para ser utilizada como água de lavagem (dos grãos do malte). A temperatura deste caldeirão deve ficar em 78°C. ;
4) Aquecer água deste caldeirão até a temperatura de 65°C ;
5) Colocar o malte moído no caldeirão;
6) Controlar esta temperatura (65°C) durante 1 hora e meia (90 minutos);
7) Durante este tempo mexer com freqüência ;
8) Após estes 90 minutos retirar o malte através de uma Tina de Clarificação ou através de uma peneira.;
9) Adicione o restante da água de lavagem nos grãos e faça a clarificação assim como fez com a água inicial;
10) Agora, inicie a fervura – veja que a água já possui o suco do malte que você cozinhou;
11) Quando este suco iniciar a fervura adicione o lúpulo de amargor ;
12) Faça esta fervura durante 60 minutos ;
13) Quando faltar 15 minutos para findar estes 60 minutos adicione o outro lúpulo, agora de aroma;
14) Desligue o fogo quando se passar estes 60 minutos e deixe descansar;
15) Após, você terá que reduzir a temperatura do caldeirão. Uma opção é colocar um cano de cobre enrolado que passe dentro dele água gelada. Outra opção é colocar este caldeirão em um outro maior cheio de água gelada. A idéia aqui é baixar a temperatura para aproximadamente 20°C;
16) Agora transfira esta solução para o fermentador tomando cuidado de não transferir também o lúpulo que estará no fundo do caldeirão;
17) Faça oxigenar bem este “mosto” jogando este líquido de um balde a outro até se formar bastante espuma;
18) Em outro recipiente pegue um pouco deste mosto e coloque o fermento para hidratá-lo ;
19) Após se formar uma espuma neste recipiente coloque o conteúdo no fermentador;
20) Coloque o fermentador em um local que esteja a 12° C e deixe fermentar por sete dias.;
21) Após estes sete dias mude de fermentador tomando cuidado para não transferir também o fermento que está no fundo do fermentador e transfira para outro balde que irá servir como maturador.;
22) Mature por 10 dias a 1°C.;
23) Agora misture o priming. Esta calda deverá ser acrescentada a cerveja que for ser engarrafada.;
24) Engarrafe e feche as garrafas;
25) Aguarde então mais 10 dias a 20°C;
26) Agora é só resfriar e experimentar.
Obs.: Tome cuidado para evitar contaminações no processo.

Receita retirada do Site "Cerveja Artesanal" , www.cervejaartesanal.com.br , onde pode encontrar mai informações sobre o processo e  obtenção da matéria prima.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...