Após o acidente da usina de Fukushima no Japão em 11 de março de 2011, muita discussão surgiu a respeito da segurança e do custo benefício acerca da energia nuclear. Movimentos anti-nuclear surgiram com força no mundo inteiro pregando o fim das usinas e de sua exploração.
Porém sabe-se que hoje a energia nuclear representa uma importante parcela da matriz energética de alguns países, sendo a principal estratégia de alguns governos para suprir a demanda energética para a população e o desenvolvimento econômico. Podemos citar nesse quadro a França, com cerca de 76,80% de sua matriz originária de usinas nucleares, assim como o EUA com quase 20% de participação desta forma de geração. Embora deva-se lembrar que a produção dos Estados Unidos representam cerca de 32% do total de energia nuclear produzida no mundo.¹
Com o acidente japonês causado pelo Terremoto e agravado pelo Tsunami que seguiu a catástrofe, alguns governos estão repensando seus programas nucleares. Pressionados pelos movimentos ambientalistas e anti-nucleares a discussão foi aberta, porém não se sabe até que ponto os governos estarão dispostos a mudar a estratégia de ampliação de infra-estrutura e oferta de energia.
No final do mês de Maio, o governo alemão anunciou que irá encerrar suas centrais nucleares até 2022². Anteriormente, os planos eram que dos 17 reatores do país o último seria desativado em 2036, agora esta data foi adiantada em função das preocupações geradas com o acidente de Fukushima.
Milhares de pessoas participaram de protestos no dia 28 de maio, em 21 cidades da Alemanha exigindo que o governo acelerasse o processo de abandono da energia nuclear.Reuters |
A Alemanha adotará realmente a postura de encerrar seu programa energético nuclear? Segundo o ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Norbert Roettgen, a decisão é definitiva e não será revista no futuro próximo. O país tem uma participação significativa da energia nuclear em sua matriz, atingindo 25,90% de participação¹. Desta forma nunca se sabe as mudanças que de fato ocorrerão nesta década e as fontes que irão substituir a fonte nuclear de energia na Alemanha.
A energia nuclear está agora nos olhos do mundo como vilã, mas um dia já foi consagrada como a salvação. Acredito que nos dias atuais o nível de compreensão da tecnologia nuclear amadureceu bastante e taxa-lo como ruim ou bom seria um grande equívoco. Será necessário avaliar caso a caso os prós e contras da energia nuclear, alinhando a disponibilidade de recursos energéticos dos países a uma diversificação da matriz energética. Só assim um julgamento adequado poderá ser feito para determinar o rumo das usinas nucleares.
No caso do Brasil, até agora não foi revisto o plano nuclear e ao que tudo indica as pressões populares não terão grandes sucessos em abrir amplamente esta discussão. Fica aberto o espaço de discussão sobre energia nuclear no Entropia Livre e até o próximo post!
¹ Fonte: Eletronuclear
²Veja mais no Blog das Energias Renováveis!
Por Bruno Firmino
Caro Bruno,
ResponderExcluirEu defendo a solução nuclear, porque em termos económicos é viável e porque em termos ambientais não é muito mais perigosa do que outras: alguém já contabilizou quantas pessoas morreram devido a exploração do petróleo, incluindo Guerras militares feitas com o objectivo de "libertar" poços de petróleo do controlo de “tiranos”? Alguém já contabilizou quantos derrames de petróleo ocorreram desde que este é usado como principal fonte de energia?
Embora os acidentes nucleares impressionem, acho que a tecnologia nuclear é mal amada pela sociedade por puro desconhecimento e pavor de ignorância.
Hoje existem reactores nucleares de 3ª e 4ª geração que nada têm que ver com Chernobyl. O problema japonês foi sísmico, não nuclear.
Cumprimentos,
Marcelo Melo
Realmente naoa dianta nada desativar as usinas nucleares e fazer termoeletrica.
ResponderExcluirQuerendo ou noa nuclear é a melhor alternativa. O Problema do japão foi uma fatalidade. A mesma coisa aconteceria se desse um tremor e derrubasse a itaipu. Mataria muiiita gente.
acho que aqui a gente não precisa se preocupar, só tem uma e é conhecida como vaga-lume9acende e apaga0 aliásw passa mais tempo apagada do que funcinando
ResponderExcluirhttps://www.aqualissolucoes.com.br/
ResponderExcluirhigienização de qualidade, Automotiva, Lavanderia, Indústria de Bebidas e Água Mineral,
Cozinha Industrial, Laticínios, Frigoríficos, Ordenha, Usinas, Indústria de Alimentos